Propaganda

Uma das maiores tendências da atualidade são robôs aprendendo a gerar textos. Os sistemas de IA aprendem absorvendo bilhões de palavras extraídas da Internet e geram texto em resposta a uma variedade de solicitações.

Parece simples, mas essas máquinas podem ser utilizadas em uma ampla gama de tarefas – desde a criação de histórias de ficção até a escrita de códigos ruins e até permitir que você converse com figuras históricas.

O gerador de texto AI mais conhecido é o GPT-3 da OpenAI, que a empresa anunciou recentemente que agora está sendo usado em mais de 300 aplicativos diferentes, por “dezenas de milhares” de desenvolvedores e produzindo 4,5 bilhões de palavras por dia.

Isso é muita conversa de robô. Este pode ser um marco arbitrário para a OpenAI comemorar, mas também é um indicador útil da escala crescente, impacto e potencial comercialização da geração de texto de IA.

A OpenAI começou como uma organização sem fins lucrativos, mas nos últimos anos tem tentado ganhar dinheiro com o GPT-3 como seu primeiro produto vendável.

A empresa tem um acordo de exclusividade com a Microsoft que dá ao gigante da tecnologia acesso exclusivo ao código fonte do programa, mas qualquer empresa pode se inscrever para acesso à API geral do GPT-3 e construir serviços em cima dela.

Nenhuma empresa poderá se beneficiar mais com a ascensão da GPT-3 do que a própria OpenAI

Como a OpenAI deseja anunciar, centenas de empresas estão fazendo exatamente isso.

Uma startup chamada Viable está usando o GPT-3 para:

  • Analisar o feedback do cliente
  • Identificar “assuntos, emoções e sentimentos de pesquisas, comportamentos dos help desk
  • logs de chat ao vivo,
  • avaliações e muito mais.

Fable Studio está usando o programa para criar diálogos para experiências de RV; e a Algolia está usando-o para melhorar seus produtos de pesquisa na web que, por sua vez, vende para outros clientes.

Tudo isso é uma boa notícia para a OpenAI (e para a Microsoft, cuja plataforma de computação em nuvem Azure impulsiona a tecnologia da OpenAI ), mas nem todos na terra das startups estão entusiasmados. Muitos analistas notaram a loucura de construir uma empresa com tecnologia que você realmente não possui.

Usar o GPT-3 para criar uma startup é ridiculamente simples, mas também será ridiculamente simples para seus concorrentes.

E embora existam maneiras de diferenciar sua inicialização de GPT por meio de marca e interface do usuário, nenhuma empresa pode ganhar tanto quanto com o uso da tecnologia quanto a própria OpenAI.

Outra preocupação com o surgimento dos sistemas de geração de texto está relacionada a questões de qualidade de saída.

Como muitos algoritmos, os geradores de texto têm a capacidade de absorver e amplificar vieses prejudiciais. Freqüentemente, eles também são incrivelmente burros.

Em testes de um chatbot médico construído usando GPT-3, o modelo respondeu a um paciente “suicida” encorajando-o a se matar.

Esses problemas não são intransponíveis, mas certamente vale a pena denunciar em um mundo onde algoritmos já estão criando prisões erradas, notas escolares injustas e contas médicas tendenciosas .

No entanto, como o último marco da OpenAI sugere, o GPT-3 só vai continuar falando e precisamos estar prontos para um mundo cheio de conversas geradas por robôs.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Via The Verge

Deixe uma resposta