No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do número expressivo, a representatividade e as narrativas em primeira pessoa sobre essas vivências ainda são escassas na literatura nacional.
É para preencher essa lacuna que a jornalista, atriz e ativista Katia Fonseca lança a obra "Na Medida do Impossível". O livro, publicado pela Livrearte Editora, traz relatos de seis décadas de uma trajetória marcada pela quebra de paradigmas e pelo enfrentamento ao capacitismo — o preconceito contra pessoas com deficiência (PcD).
Nascida em Santos (SP) e radicada em Campinas desde 1991, Katia construiu uma carreira na imprensa e nos palcos, utilizando a arte como ferramenta de inclusão. Em sua obra de estreia, narrada em primeira pessoa, a autora detalha a convivência com a Displasia Diastrófica, uma condição genética rara que afeta o desenvolvimento de ossos e cartilagens, resultando em nanismo (a autora mede 1,09 metro) e desafios de mobilidade.
A arte como ferramenta de sobrevivência
Segundo a autora, mais do que uma autobiografia, o livro propõe uma discussão sobre como a criatividade pode atuar como força de transformação social. A narrativa aborda "aventuras e desventuras" que expõem a falta de acessibilidade nas cidades brasileiras e o olhar estigmatizado da sociedade sobre corpos que fogem ao padrão normativo. "O livro é a comprovação de que a arte pode salvar vidas. Antes de qualquer coisa, ele é um instrumento de quebra de preconceitos, trazendo relatos íntimos de uma vida geralmente desconhecida da maioria das pessoas, com todas as suas dores e delícias", afirma.
A publicação surge em um momento em que o debate sobre anticapacitismo ganha força nas agendas de Direitos Humanos e ESG (sigla para práticas ambientais, sociais e de governança). Segundo Katia, o objetivo é oferecer insumos para que a sociedade reveja conceitos sobre deficiência, autonomia e potência humana. Ao expor sua realidade de forma "ousada e irreverente".
Serviço:
Livro: Na Medida do Impossível
Autora: Katia Fonseca
Editora: Livrearte Editora
Páginas: 148 (1ª edição)
Onde encontrar: a obra está disponível no site oficial da Livrearte.











