Início Notícias Corporativas Minas Gerais reforça protagonismo na produção de cafés

Minas Gerais reforça protagonismo na produção de cafés

Minas Gerais reforça protagonismo na produção de cafés
Minas Gerais reforça protagonismo na produção de cafés

Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do Brasil, responsável por cerca de 50% da produção nacional, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Em 2025, as exportações do agronegócio mineiro atingiram novo recorde: US$ 19,8 bilhões. O café foi o carro-chefe das exportações do agro mineiro e alcançou US$ 11,4 bilhões, o que correspondeu a 57,2% do valor total exportado do setor. O volume embarcado foi de 27,4 milhões de sacas.

Para destacar os melhores produtores de cafés em Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promove, anualmente, o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Neste mês, os vencedores da 22ª edição da premiação foram definidos e os produtos já estão disponíveis na rede supermercadista Verdemar.

No dia 19 de fevereiro, foi realizada uma solenidade para apresentar os campeões. O evento teve a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do sócio-diretor do Verdemar e presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, além de representantes da Emater–MG, Sicoob Central Crediminas e produtores de café.

Na abertura, Alexandre Poni ressaltou que um dos objetivos do concurso é oferecer um diferencial ao cliente, destacando o valor do café especial, cujo consumo tem crescido, além de valorizar os grãos e cafeicultores de diversas regiões de Minas Gerais. "Essa sempre foi a nossa intenção: incentivar as pessoas a conhecerem cada vez mais o universo dos cafés de qualidade. Esse tipo de iniciativa também gera a transformação na vida dos produtores e agricultores familiares", disse.

Poni enfatizou que a rede conta com um torrador de cafés dentro da loja, há quase 22 anos, que aproxima o cliente de todo o processo. "São diferentes perfis sensoriais e métodos de processamento. O cliente pode experimentar e compreender, na prática, as diferenças entre um grão e outro, percebendo como cada detalhe influencia no sabor e na qualidade da bebida. É uma experiência de descoberta, conhecimento e valorização da cafeicultura mineira", reiterou.

Já o governador Romeu Zema destacou o trabalho feito pela equipe da Emater-MG, ao longo dos anos, e que tem contribuído para que "o café deixe de ser visto apenas como uma commodity e passe a ser reconhecido como um produto diferenciado, hoje entre os melhores do mundo". Também mencionou a importância do Verdemar no processo de valorização do produto. "Estamos, de fato, fazendo a diferença ao mostrar que Minas Gerais produz um café com qualidade e escala que poucos lugares no mundo conseguem alcançar", disse.

 

Sobre o concurso
A iniciativa é fruto da parceria entre a Emater-MG e o Verdemar, cuja proposta é valorizar e ampliar o mercado dos cafés especiais produzidos em Minas Gerais, especialmente aqueles oriundos da agricultura familiar. Este é o oitavo ano em que o Verdemar lança a linha "Cafés Campeões", com os vencedores da competição.

O grande campeão estadual de 2025, o agricultor familiar João Pedro Emerick Ramos, do município de Alto Jequitibá (Matas de Minas), também participou da cerimônia de lançamento. Ele fez história ao alcançar 93,2 pontos, a maior nota já registrada no concurso. "Fazer o café e ter um comprador é muito importante. Em 2018, eu não tinha para quem vender o café. Hoje está quase faltando café para tanto comprador", afirmou.

Os cafés serão comercializados em embalagens especiais, produzidas pelo Verdemar, que destacam o nome e município do produtor, a pontuação obtida e as características sensoriais do café. As quatro principais regiões produtoras de Minas Gerais estarão representadas pelo Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.

Sair da versão mobile