Início Notícias Corporativas Carnaval em SP oferece roteiro cultural para além dos blocos

Carnaval em SP oferece roteiro cultural para além dos blocos

Carnaval em SP oferece roteiro cultural para além dos blocos
Carnaval em SP oferece roteiro cultural para além dos blocos

Maior festa popular do país, o Carnaval transforma São Paulo em um dos principais polos da celebração. Para este ano, a prefeitura estima que 16,5 milhões de foliões saiam pelas ruas da cidade durante o período. Em meio às festividades, há também quem enxergue no feriado prolongado uma oportunidade para trocar o som dos trios elétricos por experiências de aprendizado, escuta e contemplação. Entre exposições imersivas, reflexões sobre memória e identidade, e concertos, a cidade oferece um roteiro cultural para viver o período do Carnaval em volumes mais baixos.

Na Avenida Paulista, a Japan House São Paulo reafirma sua vocação como espaço de respiro no coração da metrópole. As exposições "Fluxos – o Japão e a água" e "Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito" constroem um percurso sensorial para desaceleração: na primeira, a água surge como elo entre arte, natureza e espiritualidade, com destaque para a obra "Buloklok", da artista japonesa Tomoko Sauvage, em que esculturas submersas em água estimulam a formação de bolhas de ar, captadas por hidrofones, que criam uma delicada paisagem sonora em todo o espaço expositivo. Já na segunda exposição, os visitantes podem sentir de perto os aromas e texturas das madeiras japonesas em uma experiência interativa, além de aprender sobre a arte da carpintaria japonesa e a profunda relação de seus profissionais com o meio ambiente, transformando a visita em um momento de presença e conexão com a natureza. A Avenida Paulista se destaca também como uma excelente opção de roteiro, incluindo os espaços que compõem a iniciativa Paulista Cultural.

No centro da cidade, o Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC) apresenta a exposição "Quilombo do Saracura Vai-Vai: legado, vivência e reXistência", que revisita a história do Bixiga a partir do sítio arqueológico Saracura e da trajetória da Escola de Samba Vai-Vai. Com objetos, registros audiovisuais e depoimentos fundamentais para a memória do território, a mostra evidencia processos de resistência negra e articula passado, presente e futuro, além de uma reflexão aprofundada sobre as raízes culturais do Carnaval e a presença do patrimônio vivo.

Também na região central de São Paulo, a exposição "FUNK: Um grito de ousadia e liberdade", em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, apresenta o gênero musical como fenômeno linguístico, social e cultural do país. A mostra explora as diferentes maneiras pelas quais o funk reinventa vocabulários e estimula identidades urbanas, ampliando o olhar sobre a cultura popular contemporânea a partir de objetos emblemáticos da história do estilo musical, produções audiovisuais e iconografias relacionadas.

Já a Sala São Paulo recebe, nos dias 13 e 14 de fevereiro, o concerto "Osesp e Daniil Trifonov | História Americana: Sul", programa que tem como fio condutor o sul do continente americano e sua combinação de vozes, ritmos e movimentos populares. O concerto oscila entre tradição e contemporaneidade, com Trifonov alternando-se entre o piano e a regência, em um mergulho sonoro que valoriza o silêncio e a contemplação em contraste com o ritmo acelerado das ruas.

Entre os sons das bolhas e o sensorial das madeiras, as memórias do Bixiga, as palavras que ecoam entre os beats e os acordes clássicos da Orquestra Sinfônica, a cidade de São Paulo revela os inúmeros ritmos que atravessam as instituições culturais para além da euforia dos foliões. Durante a festa que mobiliza milhões, existe também a escolha pela pausa, escuta e contemplação, onde desacelerar também se mostra uma forma de viver as celebrações em outra frequência.

Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Mais informações em: https://japanhousesp.com.br/

Fluxos – o Japão e a água
Segundo andar da JHSP
Classificação livre

Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito
Térreo da JHSP
Classificação livre

Casa de Dona Yayá – CPC-USP
Endereço: Rua Major Diogo, 353 – Bixiga – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h; quartas-feiras, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 13h
Entrada gratuita.
Mais informações em: https://cpc.webhostusp.sti.usp.br/

Quilombo do Saracura Vai Vai: legado, vivência e reXistência
Classificação livre

Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30
Ingressos e mais informações em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

FUNK: Um grito de ousadia e liberdade
Classificação: a partir de 14 anos

Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo, SP

Osesp e Daniil Trifonov | História Americana: Sul Quando: 13 de fevereiro, às 20h; e 14 de fevereiro, às 16h30
Ingressos e mais informações em: https://salasaopaulo.com.br/salasp/concerto/1649

Sair da versão mobile