Início Notícias Corporativas Designa aposta em design instrucional para projetos digitais

Designa aposta em design instrucional para projetos digitais

Designa aposta em design instrucional para projetos digitais
Designa aposta em design instrucional para projetos digitais

O avanço da educação digital no Brasil tem impulsionado a atuação de empresas especializadas em soluções para ensino remoto e treinamentos corporativos. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2024, compartilhados pelo portal G1, o número de matrículas em cursos de educação à distância (EaD) no ensino superior quase quadruplicou nos últimos dez anos.

Esse crescimento também é acompanhado pela expansão das edtechs no país, que lidera o setor na América Latina com 68,93% das 898 startups de educação ativas, de acordo com o levantamento Edtech Report 2024, produzido pelo Distrito e divulgado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Nesse cenário, a Designa atua como parceira em projetos de educação digital, com foco na prestação de serviços em design instrucional (DI). A empresa estrutura equipes multidisciplinares e aplica metodologias próprias para desenvolver experiências de aprendizagem mais eficazes, personalizadas e alinhadas ao perfil dos cursistas.

“Contamos com um time diversificado de designers instrucionais, com profissionais sênior, pleno e júnior, que possuem diferentes experiências em educação digital, da corporativa à acadêmica. Nossa equipe é treinada para pensar desde o planejamento do projeto até a execução e avaliação do que foi entregue”, explica Cíntia Costa, gerente de projetos da empresa.

O design instrucional é adotado como metodologia central em todos os projetos desenvolvidos pela edtech. Segundo Costa, o DI é responsável por planejar, estruturar, organizar e implementar os conteúdos com foco no perfil do cursista. Esse envolvimento desde o início do projeto é considerado essencial para garantir a qualidade da entrega e o engajamento dos participantes.

“Somente quando se tem um processo reflexivo do DI sobre quem é o cursista, como ele acessa, qual tempo ele tem para fazer o curso e quais são os seus objetivos de aprendizagem, podemos criar soluções digitais que realmente fazem sentido e com as quais o estudante se identifique”, afirma.

A personalização das trilhas de aprendizagem é um dos pilares da atuação da Designa. Essa abordagem é aplicada tanto em projetos acadêmicos quanto em treinamentos corporativos, com foco na criação de experiências mais relevantes e eficazes.

Além da execução técnica, a empresa atua como consultora em projetos educacionais digitais, apoiando instituições e empresas na definição de estratégias pedagógicas e tecnológicas. Embora também ofereça capacitação de equipes internas, a organização tem priorizado sua atuação na entrega de soluções completas, com envolvimento direto na concepção e implementação dos cursos e treinamentos.

Com o avanço das tecnologias educacionais, a executiva enxerga oportunidades para inovação, mas também desafios relacionados à aplicabilidade das ferramentas. 

“O mercado é enorme, mas o desafio é sempre inovar, ainda mais com as novas tecnologias que surgem a cada dia. O DI deve estar preparado para apresentar soluções inovadoras, mas principalmente que façam sentido para o cursista”, observa Costa.

A inteligência artificial, por exemplo, é vista como uma aliada no processo de inovação, desde que utilizada com critério. “Não vemos a IA como um desafio, mas como algo que pode nos apoiar nessa inovação. O designer instrucional é aquele profissional que vai também refletir sobre a IA, qual ferramenta faz mais sentido e qual não faz”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://designadi.com.br/

Sair da versão mobile