Início Notícias Corporativas Inteligência artificial transforma engajamento nas empresas

Inteligência artificial transforma engajamento nas empresas

Inteligência artificial transforma engajamento nas empresas
Inteligência artificial transforma engajamento nas empresas

William A. Kahn, em 1990, definiu o engajamento no trabalho como o processo pelo qual os colaboradores se envolvem e se expressam física, cognitiva e emocionalmente no desempenho de suas funções, integrando seu eu às tarefas da organização.

Segundo relatório da empresa global de pesquisa e consultoria Gallup, o engajamento dos funcionários é uma responsabilidade compartilhada. A pesquisa aponta que executivos definem a visão, gestores são responsáveis por 70% do nível de engajamento das equipes e colaboradores comunicam suas próprias necessidades.

Rafael Bueno, fundador e CEO da empresa de tecnologia para Recursos Humanos (RH) TeamCulture, destaca que a inteligência artificial (IA) representa um divisor de águas na forma como as empresas podem escutar suas pessoas e evoluir com elas. Ele reforça que o assunto será abordado no webinar que será realizado no dia 18/11 com o tema "Como a IA está revolucionando o engajamento de colaboradores".

"A IA torna o engajamento mais acessível, mais eficiente e, sobretudo, mais humano, ao resolver o maior gargalo das empresas hoje: a dificuldade de interpretar dados e transformá-los em ação. Ela libera espaço para que líderes e equipes se concentrem de forma estratégica no propósito, na confiança e no relacionamento com pessoas", avalia Bueno.

Para o executivo, as funcionalidades da IA permitem transformar o engajamento de um processo limitado a pesquisas pontuais ou relatórios estáticos em um processo mais dinâmico, integrado à rotina e muito mais eficaz do que os modelos tradicionais.

"Com algoritmos que analisam percepções, dados de clima, padrões de comportamento (cultura) e participação, a IA consegue identificar sinais precoces de desengajamento, sugerir intervenções preventivas e acompanhar o impacto das ações quase em tempo real", detalha o especialista.

O fundador afirma que a IA possibilita um ciclo de escuta e ação com velocidade e consistência, o que resulta em maior motivação, alinhamento e engajamento. Segundo ele, empresas que usam IA para apoiar esse processo relatam redução de turnover, melhoria na produtividade e um ambiente mais propício ao bem-estar coletivo, com decisões mais assertivas e menos reativas.

"A IA ajuda a construir um sistema mais justo e transparente, onde os líderes conseguem atuar de forma mais precisa e menos subjetiva, e os colaboradores percebem uma evolução real na cultura. A clareza gerada por esse processo contribui diretamente para o senso de pertencimento e confiança nas lideranças", explica o CEO.

A IA pode apoiar a liderança na leitura em tempo real das percepções, necessidades e expectativas dos colaboradores. Para o profissional, a grande contribuição da tecnologia é transformar grandes volumes de dados não estruturados — como comentários abertos, variações de engajamento ou sentimentos expressos nas pesquisas — em insights claros e acionáveis para os líderes.

"Em vez de navegar por dashboards complexos ou depender de interpretação técnica, os gestores passam a receber recomendações práticas com base no contexto do seu time. Isso facilita a tomada de decisão, reduz a sobrecarga da liderança e fortalece o papel do líder como agente ativo de engajamento", relata o fundador da TeamCulture.

Recursos de IA para engajamento

O especialista esclarece que os recursos de IA utilizados pelas empresas que buscam engajar seus colaboradores de forma inteligente estão estruturados entre IA generativa conversacional (chat-based), IA generativa recomendativa, IA Natural Language Processing (NLP) (para análise de opiniões qualitativas) e IA adaptativa de perguntas.

As modalidades permitem que os líderes interajam diretamente com a tecnologia por meio de perguntas, fornecem análise de dados de engajamento, clima, participação, benchmarks e feedbacks qualitativos e sugerem planos de ação personalizados para cada equipe, que podem ser acompanhados de um indicador de efetividade das iniciativas.

A tecnologia também interpreta grandes volumes de comentários abertos, agrupando temas, identificando padrões de sentimento e oferecendo orientações para respostas construtivas e empáticas. Os questionários de coleta de opinião são dinâmicos, adaptando as perguntas de forma inteligente para trazer mais clareza e profundidade aos temas avaliados.

"Essas frentes combinadas representam um avanço importante rumo a um RH mais estratégico, com líderes mais preparados e culturas organizacionais mais responsivas. A IA pode atuar como um verdadeiro Business Partner digital, avaliando todas as dimensões do engajamento, opiniões qualitativas, benchmarks e boas práticas para gerar planos de ações personalizados".

Para Bueno, o futuro do engajamento organizacional apoiado pela Inteligência Artificial é contínuo, inteligente e integrado à rotina da liderança. O executivo acredita que a IA permitirá que as empresas saiam do modelo reativo e adotem um modelo proativo, que alia escuta, análise e ação.

"Cada vez mais, veremos soluções que combinam machine learning, linguagem natural e ciência comportamental para criar sistemas adaptativos de cultura e engajamento, personalizados por equipe, momento e desafio. O papel do RH será focado em direcionar decisões e desenvolver pessoas com base em inteligência real", analisa o CEO.

A TeamCulture atua com foco em construir sistemas completos de engajamento baseados em IA que interpretam, recomendam e acompanham coletas de opiniões e ações de forma prática.

"A aposta é em modelos que descentralizam a responsabilidade, empoderando lideranças com recursos intuitivos, acessíveis e com alto poder de impacto. Trata-se de criar uma nova forma de liderar com dados", conclui.

Para saber mais sobre como a IA está revolucionando a gestão do engajamento, basta acessar:
https://materiais.teamculture.com.br/webinar-como-a-ai-esta-revolucionando-a-gestao-do-engajamento

Sair da versão mobile