Início Notícias Corporativas CMR Surgical aposta em democratizar cirurgia robótica

CMR Surgical aposta em democratizar cirurgia robótica

CMR Surgical aposta em democratizar cirurgia robótica
CMR Surgical aposta em democratizar cirurgia robótica

No Rio Innovation Week 2025, a discussão sobre o avanço da cirurgia robótica destacou o papel das novas tecnologias na ampliação do acesso a procedimentos minimamente invasivos no Brasil e no mundo. Durante o evento, foi apresentado o Versius, robô cirúrgico modular desenvolvido pela CMR Surgical, que tem como proposta facilitar a adoção da cirurgia robótica em diferentes contextos hospitalares, reduzindo barreiras de custo e de implementação que, historicamente, restringiram esse tipo de inovação a centros de referência de alto investimento.

Segundo Giovani Martins, CEO da CMR Surgical na América Latina, a concepção do Versius levou em conta a necessidade de viabilizar a mobilidade do equipamento — que pode ser transportado entre salas e até hospitais diferentes — e a otimização do investimento realizado pelas instituições de saúde. “O modelo modular e leve permite ampliar o número de procedimentos e acelerar o retorno financeiro para o hospital”, afirmou o executivo, acrescentando que parte dessa economia pode ser, inclusive, repassada aos pacientes.

Outro ponto foi a recente decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que emitiu parecer favorável à incorporação da cirurgia robótica urológica, utilizada no tratamento do câncer de próstata, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para Martins, a medida representa um passo relevante na ampliação do acesso de pacientes a procedimentos minimamente invasivos com suporte robótico.

A empresa também tem investido na integração de recursos de inteligência artificial (IA) ao sistema, voltados para apoiar os cirurgiões na precisão dos movimentos e na análise de desempenho intraoperatório.

O tema da democratização da cirurgia robótica foi discutido em painel promovido pela CMR Surgical, moderado pelo jornalista Fernando Rocha. A sessão contou com a participação de Giovani Martins, do urologista Dr. Felipe Vidigal, do Hospital das Forças Armadas de Brasília, e o coronel Otávio Monteiro, representante da instituição. O hospital é apontado, de acordo com a própria instituição, como o primeiro hospital público federal a adotar a tecnologia no país.

Sair da versão mobile