Início Notícias Corporativas Evento em SP comemora 34 anos da Lei de Cotas

Evento em SP comemora 34 anos da Lei de Cotas

Evento em SP comemora 34 anos da Lei de Cotas
Evento em SP comemora 34 anos da Lei de Cotas

A Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal realiza no dia 24 de julho, a partir das 8h, o evento “Inclusão já: hora de acelerar a transformação”, em celebração ao aniversário de 34 anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência (PcD) — Lei nº 8213/1991. A solenidade tem o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) por meio do Coexistir em parceria com empresas, instituições e poder público e será realizado no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Av. Prestes Maia, nº 733, 22º andar, Centro.

O evento inclui uma solenidade formal, com a presença de gestores e tomadores de decisão em políticas inclusivas para o mercado de trabalho, show do músico cadeirante Billy Saga, artista com mais de duas décadas de dedicação ao rap e ao ativismo social, e a Feira Contrata SP – Pessoa com Deficiência, com a oferta de vagas de mais de 30 empresas parceiras, apoiada pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate).

A mestra de cerimônias será Marinalva Cruz, diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade do Grupo TJ, conselheira consultiva da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A abertura e o encerramento da cerimônia serão feitos por José Carlos do Carmo (Kal), coordenador da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência e autor de livros e artigos sobre Saúde do Trabalhador e inclusão das pessoas com deficiência.

Os demais participantes são Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); Marcus Alves de Mello, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE/SP); Michelle Reis Moreira, Superintendente Regional do INSS na região Sudeste I; Silvana Pereira Gimenes, socióloga, coordenadora do Eixo Empregabilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Silvia Grecco, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo; e Rodrigo Hayashi Goulart, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

José Carlos do Carmo, coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência, alerta para o fato de que a contratação de pessoas com deficiência não é uma opção que a empresa possa ter, como se fosse um ato de benemerência ou de caridade. “Trata-se de uma obrigação legal, que precisa ser cumprida e, sobretudo, entendida como uma atitude boa para o negócio”, avalia.

A Lei de Cotas é a principal garantia de emprego formal para as pessoas com deficiência no país. “O cumprimento dela permite que avancemos na construção de uma sociedade diversa e inclusiva sob todos os aspectos, conforme preconizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas”, conclui Carmo.

Serviço

34 anos da Lei de Cotas – “Inclusão já: hora de acelerar a transformação”

Realização: Câmara Paulista para Inclusão de Pessoas com Deficiência

Data: 24 de julho, a partir das 8h

Local: Auditório da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) – Avenida Prestes Maia, nº 733, 22º andar, Centro, São Paulo/SP.

Mais informações: https://leidecotas.camarainclusao.com.br/, moura@sensucomunica.com.br e (11) 99733-5588.

Sair da versão mobile