Início Notícias Corporativas Médicos criam método integrado para cirurgia plástica

Médicos criam método integrado para cirurgia plástica

Médicos criam método integrado para cirurgia plástica
Médicos criam método integrado para cirurgia plástica

A busca pela realização de um sonho por meio da cirurgia plástica envolve mais do que apenas o desejo de transformar a aparência. Pensando nisso, os médicos e especialistas em cirurgia plástica da Clínica Ser, Dr. Carlos Camilo e Dra. Cíntia Rios, criaram o método “Cirurgia Plástica Funcional”, protocolo que oferece aos pacientes um acompanhamento integral e detalhado.

O método precede a intervenção cirúrgica, visando otimizar a saúde e garantir resultados mais seguros, duradouros e com uma recuperação mais rápida. A necessidade dessa abordagem integrada surgiu a partir de observações clínicas ao longo de 15 anos de experiência em cirurgia plástica.

“Começamos a orientar sobre alimentação, exercício físico e suplementos que, até então, eram apenas de farmácia comum. Observamos que as pacientes que aderiram às orientações evoluíam mais, tanto no trans-operatório, durante a cirurgia, quanto no pós-operatório. Além disso, modificaram seu estilo de vida e mantiveram os resultados”, relata Dra. Cíntia Rios.

Dr. Carlos Camilo, com base em sua experiência em metabolismo, longevidade e saúde, uniu-se a Dra. Cíntia Rios para formalizar essa visão. “Sistematizamos tudo aplicando para cirurgia plástica. Daí nasceu o conceito da ‘Cirurgia Plástica Funcional’, que hoje tomou forma e aplicamos de forma constante para todos os pacientes da clínica”, completa.

Dados do último relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) revelam que o Brasil é o país que mais realizou procedimentos cirúrgicos em 2023 e o segundo com o maior número de intervenções não cirúrgicas, que compreendem as aplicações injetáveis.

Consciência, preparo e avaliação integral

O principal objetivo da “Cirurgia Plástica Funcional” é engajar o paciente de forma ativa no processo cirúrgico, elevando sua consciência sobre a importância dos cuidados pré e pós-operatórios.

“Essa jornada pré-operatória visa trazer consciência para o paciente da necessidade e da responsabilidade que ele tem no processo da cirurgia e diminuir de forma expressiva a chance de complicações, levando a um pós-operatório mais confortável e um resultado mais duradouro”, explica Dra. Cíntia Rios.

Antes de qualquer procedimento, os pacientes passam por uma avaliação minuciosa que abrange diversos aspectos de sua saúde e estilo de vida.

“O principal fator avaliado no pré-operatório é a motivação para a cirurgia. Dentro dessa motivação, o paciente traz sua história de vida, incluindo rotina de sono, alimentação, metabolismo, hormônios e a expectativa em relação à cirurgia. Na sequência, analisamos a composição corporal e os exames laboratoriais”, detalha Dr. Carlos Camilo.

Segundo o médico, a abordagem holística busca garantir que todos os fatores relevantes sejam considerados para uma cirurgia mais segura e eficaz.

Tratamento personalizado respeita a individualidade biológica

A “Cirurgia Plástica Funcional” não adota um protocolo único para todos os pacientes, a jornada é personalizada para cada pessoa, uma vez que cada ser humano é único, com um metabolismo específico. 

Para a Dra. Cíntia Rios, é preciso respeitar a individualidade, a necessidade e o resultado que cada paciente pode e deseja ter. “Assim como cada ser é único, o preparo e a cirurgia também serão únicos. Essa personalização garante que o plano de cuidados seja adaptado às necessidades específicas de cada indivíduo”.

Correção de hábitos

Segundo Dr. Carlos Camilo, identificar e corrigir hábitos de vida inadequados é uma etapa crucial do protocolo, a fim de otimizar a função do organismo para que ele esteja preparado para o estresse cirúrgico.

“O que há de mais comum é que as pessoas não dormem bem, na sequência elas não bebem água e o mais importante, talvez, elas não vão ao banheiro regularmente — e quem não vive bem não pode ter uma boa cirurgia”, alerta.

Dra. Cíntia Rios destaca que o investimento no preparo pré-operatório tem um impacto direto na velocidade e qualidade da recuperação pós-cirúrgica. “Todo esse preparo visa acelerar a recuperação do pós-operatório. Ou seja, quanto mais preparado, desinflamado, desinchado, com sono e intestino regulados e alimentação balanceada, melhor o metabolismo funcionará e responderá ao trauma cirúrgico”, explica.

Beleza de dentro para fora

Para disseminar o conhecimento sobre o método “Cirurgia Plástica Funcional”, o Dr. Carlos Camilo (CRM: 86838) e a Dra. Cíntia Rios (CRM: 84535) lançaram o livro “Ser Funcional – Beleza De Dentro Para Fora”.

Segundo Dra. Cíntia Rios, o conceito tem inspirado diversos profissionais da área. “Muitos cirurgiões e nutricionistas do mundo todo que adotaram o conceito são nossos mentorados, que trabalham com objetivo de mudar as suas vidas e de seus pacientes”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://sercirurgiaplastica.com/home/

Sair da versão mobile