Início Notícias Corporativas Entidade dos analistas do mercado de capitais faz 55 anos

Entidade dos analistas do mercado de capitais faz 55 anos

Entidade dos analistas do mercado de capitais faz 55 anos
Entidade dos analistas do mercado de capitais faz 55 anos

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) comemora 55 anos de história em 2025, marcando mais de meio século de dedicação ao desenvolvimento e à profissionalização do mercado financeiro brasileiro. A entidade foi fundada em 18 de maio de 1970, no Rio de Janeiro, então como Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC), em uma época decisiva para a estruturação do mercado de capitais brasileiro, no mesmo período histórico em que surgiram a Lei do Mercado de Capitais, em 1965; a Lei das S.A. e a criação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ambas em 1976. A ABAMEC nasceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor e qualificar os profissionais da área, nesse sentido, décadas depois, transformou-se na APIMEC Brasil, ampliando sua atuação e seu alcance.

A data de 18 de maio marca, também, a comemoração oficial do Dia do Analista de Valores Mobiliários, cujo evento inaugural aconteceu em maio de 2024, com a cerimônia de toque de campainha na sede da B3, com presença de diversas entidades do mercado financeiro.

Ao longo dessas mais de cinco décadas, a APIMEC Brasil passou por importantes transformações e consolidações institucionais. Entre alguns dos principais marcos regulatórios está a Instrução CVM 483, de 2010 (atualmente Resolução CVM 20/2021), que conferiu à entidade o poder de credenciar e autorregular a atividade dos analistas de valores mobiliários. Para o exercício legal dessa profissão, o analista precisa estar credenciado, obtendo o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).

Outras autoridades reguladoras também adotaram a certificação CNPI como referência. O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução 4.604/2017 (atual Resolução 4.963/2021), passou a considerar os portadores do CNPI aptos a respaldar laudos de avaliação de ativos de fundos voltados aos regimes próprios de previdência social (RPPS). Já a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) validou a certificação por meio da Portaria 560/2019 (atual 1044/2023), como instrumento para comprovação de capacitação técnica em entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

Unificação e modernização

Outro importante marco recente foi a consolidação da APIMEC Brasil como entidade nacional única, processo iniciado em 2019 e concluído em 2024, com a integração das regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Nordeste, Distrito Federal, Sul, Minas Gerais e da área de autorregulação, passando a contar justamente com a denominação Apimec Brasil. Essa reestruturação fortaleceu a governança da entidade e impulsionou a profissionalização de suas áreas internas — administrativa, técnica, educacional, certificadora e de eventos — sob a nova gestão liderada por Ricardo Martins (presidente-executivo) e Mara Limonge (vice-presidente executiva), com Lucy Sousa assumindo a presidência do Conselho de Administração.

A modernização da infraestrutura tecnológica, a reformulação do portal, a ampliação da comunicação institucional e a consolidação do Boletim Técnico como uma referência de conteúdo semanal para associados e analistas também são destaques do período recente. 

Parcerias institucionais

A APIMEC Brasil manteve ao longo dos anos sua vocação para o diálogo com o mercado, estabelecendo parcerias estratégicas com entidades como a CVM, B3, ANCORD, IBRI, CORECON-SP, IBRACON e o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), além de acordos como o celebrado com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para desenvolvimento de projetos voltados ao fomento do mercado de capitais.

Um dos frutos mais importantes dessas parcerias surgiu em 2020, com a criação do Prêmio APIMEC-IBRI, que anualmente reconhece os melhores profissionais de análises e Relações com Investidores, em um evento que em cinco edições se tornou referência no calendário do mercado financeiro nacional. A sexta edição vai acontecer no final de 2025.

Compromisso com o futuro

Atualmente, entre associados e analistas credenciados e certificados, a APIMEC Brasil congrega diretamente em torno de 7.200 profissionais de investimento, distribuídos em todo território nacional e segue firme em sua missão de fortalecer o mercado de capitais brasileiro — agora com 55 anos de experiência, inovação e compromisso com o desenvolvimento do setor.

“Celebrar 55 anos de história é também reconhecer a responsabilidade que a APIMEC Brasil carrega para o futuro do mercado de capitais. Seguimos com o compromisso de qualificar profissionais, ampliar a diversidade — como a participação de mulheres certificadas — e contribuir para a regulação de novas dinâmicas do mercado, como a atuação dos influenciadores financeiros”, diz Lucy Sousa, presidente do Conselho de Administração.

O presidente-executivo Ricardo Tadeu Martins destaca que o reconhecimento obtido junto a órgãos reguladores reforça o papel institucional da APIMEC Brasil: “Conquistar a confiança da CVM, do Banco Central e da PREVIC não apenas legitima nosso trabalho, mas garante segurança e qualidade aos investidores e ao ecossistema como um todo”.

Marcos Históricos:

  • 1970: Fundação da ABAMEC no Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar e representar analistas e fomentar o mercado de capitais.
  • 1971: Fundação da APIMEC Minas Gerais.
  • 1971: Fundação da APIMEC São Paulo.
  • 1971: Realização do I Seminário Brasileiro dos Analistas do Mercado de Capitais, que resultou na elaboração de um texto básico para o Código de Ética e Padrões de Conduta dos analistas.
  • 1979: Fundação da APIMEC Sul.
  • 1981: Fundação da APIMEC DF.
  • 1980: Início da concessão voluntária da certificação dos analistas da certificação voluntária do Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI)
  • 1983: Fundação da APIMEC Nordeste.
  • 1988: Fundação da APIMEC Nacional como associação civil.
  • 1989: Durante o I Encontro de Conselheiros das ABAMECs, foi recomendada a adoção de princípios éticos e padrões de conduta pelos analistas, visando garantir a imagem da classe profissional e a qualidade dos trabalhos prestados.
  • 1990: A ABAMEC Nacional instituiu oficialmente o ‘Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional dos Analistas do Mercado de Capitais’, por meio das Resoluções nº 01/90 e nº 02/90.
  • 2003: Nos termos da Instrução CVM nº 388/2003, a APIMEC passou a ser entidade certificadora dos analistas, cuja certificação passa a ser obrigatória e deve ser obtida por exames com conteúdo programático adequado à atividade, e por um período de transição a CVM admitiu a certificação por experiência. Obtida a certificação CNPI, o analista deveria se registrar na CVM para o exercício da atividade, pagando taxa de registro à autarquia.
  • 2005: Criação do Instituto APIMEC, com foco em educação e certificação profissional.
  • 2010: A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) edita a Instrução CVM 483, atual Resolução CVM 20/2021, autorizando a APIMEC Brasil a credenciar e autorregular a atividade de Analista de Valores Mobiliários.
  • 2017: O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução 4.604/2017, atual Resolução 4963/2021, reconhece os portadores do Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) para respaldo de laudos de avaliação de ativos em fundos de RPPS.
  • 2018: A CVM editou, em 03.5.2018, a Instrução CVM nº 598/2018, trouxe a previsão da necessidade de credenciamento de analistas de valores mobiliários constituídos sob a forma de pessoas jurídicas.
  • 2019-2024: Processo de unificação das APIMECs regionais (Rio, São Paulo, Sul, Nordeste e Minas), culminando na consolidação como entidade única APIMEC Brasil, como associação de âmbito nacional, com a incorporação das áreas de autorregulação.
  • 2023: Inauguração do Centro de Memória APIMEC Brasil no Rio de Janeiro, preservando documentos e objetos que narram a história da entidade e do mercado de capitais brasileiro.
  • 2024: Lançamento do Dia do Analista de Valores Mobiliários, celebrado em 18 de maio, data da fundação da ABAMEC.

Esses marcos refletem o compromisso da APIEMC Brasil com a ética, a profissionalização e o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro desde suas primeiras décadas de existência.

Com 55 anos de atuação, a associação congrega mais de 7.200 profissionais de investimento em todo o país.

 

Sair da versão mobile