Início Notícias Corporativas Petrobras contrata Monto LCD para modernizar Terminal Alemoa

Petrobras contrata Monto LCD para modernizar Terminal Alemoa

Petrobras contrata Monto LCD para modernizar Terminal Alemoa
Petrobras contrata Monto LCD para modernizar Terminal Alemoa

O Consórcio Monto LCD foi contratado pela Petrobras para realizar a adequação do Terminal Alemoa, em Santos (SP). Especializado em obras complexas para indústrias em geral, o consórcio coordena todas as etapas da iniciativa. Isso inclui a elaboração de projeto executivo, construção, montagem, reformas, operação assistida e fornecimento de bens.

O projeto está implementando novas instalações, ampliações e adequações de instalações existentes, visando ao aperfeiçoamento operacional e à segurança do terminal de armazenamento e movimentação de combustíveis.

“Está sendo feita a expansão de capacidade estática e segregação das operações na área delimitada, de forma econômica e com respeito ao meio ambiente”, diz Sandro Kozio, diretor técnico do Consórcio Monto LCD. 

Ele explica que o projeto compreende a implementação de novas bombas de diesel S-10 e de combustível marítimo, ampliação do bombeio de navios, instalação de tanque de armazenamento, novas subestações de energia elétrica e adequações no sistema elétrico existente, instalação de balança rodoviária e casa de pesagem, entre outras melhorias.

“O Consórcio Monto LCD trabalha para que as soluções técnicas sejam implementadas de forma eficiente, respeitando orçamentos estabelecidos, além de buscar assegurar a conformidade com as normas de segurança e qualidade, também exigidas pela Petrobras”, afirma Luciana Aguiar, superintendente de contratos do Consórcio Monto LCD. 

Para alcançar esse objetivo, a empresa adota uma abordagem que prioriza a comunicação constante com a Petrobras, tendo como objetivo garantir que todas as operações regulares sejam mantidas sem interrupções, acrescenta Aguiar.

“Além disso, implementamos etapas de trabalho que minimizem o impacto nas atividades diárias com interface com o cliente, com cronogramas definidos e a utilização de tecnologias que permitam uma transição suave”, ressalta a profissional.

Segundo Kozio, uma das funcionalidades que a Petrobras tem com o projeto é o aumento da capacidade de logística de combustível marítimo e diesel ‒ algo que, consequentemente, amplia a capacidade operacional da companhia. O diretor técnico afirma ainda que a obra vai ao encontro do plano de negócios 2025-2029 da Petrobras.

Ele destaca ainda a geração de empregos proporcionada pelo projeto. “A Monto LCD tem uma política para desenvolvimento do mercado local e prioriza a contratação de recursos da região, gerando empregos e movimentando a economia”.

Consórcio Monto LCD

Unidade de negócio do Grupo Monto, a Monto Industrial presta serviços de engenharia, construção civil, suprimentos de partes, peças e equipamentos, montagem eletromecânica, entre outros. A experiência da organização é a execução de projetos de alta complexidade, integrando todas as etapas que compõem um EPC. Essa sigla é originária do inglês usada para se referir a engenharia, gestão de compras e construção, ou seja, um modelo no qual a contratada executa o empreendimento em sua totalidade ‒ como é o caso do projeto da Monto com a Petrobras. 

A LCD Engenharia, fundada em 2000, possui foco na prestação de serviços de engenharia, operando principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Sua estrutura de negócios aliada a uma gestão profissionalizada e um quadro crescente de colaboradores experientes, visa permitir a entrega de serviços com baixo risco de integridade e passivos, buscando a sustentabilidade e o crescimento planejado com base em valores como respeito, ética, centralidade no cliente e melhoria contínua.

O Consórcio Monto LCD possui outras obras em seu portfólio, como o fechamento do sistema blowdown da UCP-1 e a troca dos reatores de coque em Cubatão (SP).

Para saber mais, basta acessar: https://www.grupomonto.com.br/ e https://lcdengenharia.com/

Sair da versão mobile