Início Notícias Corporativas Faculdade Sirius lança relatório com tendências do ensino

Faculdade Sirius lança relatório com tendências do ensino

Faculdade Sirius lança relatório com tendências do ensino
Faculdade Sirius lança relatório com tendências do ensino

A Faculdade Sirius, focada em potencializar o mercado de pós-graduação on-line premium no Brasil, divulgou esta semana seu relatório revelando quatro grandes tendências que vão estar presentes no mercado de ensino superior e educação digital nos próximos anos. A faculdade foi reconhecida na América Latina como uma das quinze edtechs mais promissoras pela Forbes e uma das cem edtechs de destaque pela Holon IQ por três anos consecutivos.

O relatório, desenvolvido inicialmente como estratégia interna da instituição, acabou vazando, acelerando a decisão da Sirius de compartilhar estes insights publicamente pela primeira vez.

As quatro tendências detalhadas no relatório são:

  1. Novo mercado emergente: a separação histórica entre ensino superior tradicional e cursos livres on-line (creators digitais) está desaparecendo. Creators estão adquirindo faculdades, indicando uma fusão inevitável e um mercado educacional integrado que promete crescimento relevante;
  2. Ultra-segmentação: o mercado de educação superior e digital está se fragmentando em inúmeros nichos altamente especializados. Instituições de ensino premium e de varejo estão se diferenciando claramente por preço, especialização e posicionamento;
  3. Estratégia de ecossistema: as melhores instituições de ensino on-line e creators estão adotando estratégias de ecossistemas para capturar mais valor e engajar alunos ao longo da vida.
  4. Novo perfil do aluno: mudanças no perfil dos alunos estão redefinindo o mercado educacional. Hoje, de acordo com dados coletados pela Faculdade Sirius, os alunos típicos são adultos entre 30 e 40 anos, com renda média mensal de R$ 6 mil, preferindo formação on-line prática e rápida.

Arnobio Morelix, cofundador da Faculdade Sirius e estudioso do tema há mais de uma década, ressalta a relevância contínua das graduações e pós-graduações e acredita que “a parceria entre instituições tradicionais e creators pode ser uma das alternativas mais valiosas para entregar educação superior relevante e conectada às necessidades reais do mercado”. Profissionais com pós-graduação chegam a ter salários até 120% maiores comparados àqueles só com graduação, conforme pesquisas da Semesp.

O relatório completo traz informações e dicas para escolas on-line, creators e empresas de educação interessados em aproveitar ao máximo as oportunidades no novo mercado da educação digital e ele está disponível aqui.

Sair da versão mobile