Início Notícias Corporativas Práticas de ESG aumentam entre empresas brasileiras

Práticas de ESG aumentam entre empresas brasileiras

Práticas de ESG aumentam entre empresas brasileiras
Práticas de ESG aumentam entre empresas brasileiras

De acordo com o estudo anual Panorama ESG 2024, realizado pela Amcham Brasil e noticiado pela CNN, 7 em cada 10 empresas brasileiras já adotaram práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) no último ano. Ou seja, 71% das respondentes estão integradas a ações sustentáveis ligadas aos próprios negócios.

Além disso, a fidelização de clientes (53%) e as equipes de alta performance (50%) têm ganhado destaque no cenário interno das empresas, mostrando foco em ganho de produtividade por meio de pessoas e em investimentos relacionados à manutenção da base já existente, informa a pesquisa.

Para o cofundador da Zen Brindes, empresa especializada na confecção de brindes personalizados e sustentáveis, Erick Badanai, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade, com cada vez mais empresas entendendo seu papel na preservação dos recursos e na melhoria da sociedade.

“Isso mostra que a responsabilidade corporativa vai além da imagem e tem um impacto real na forma como as organizações estão lidando com questões ambientais, sociais e de governança.”

O levantamento aponta ainda que as perspectivas dos empresários indicam otimismo para o mercado brasileiro em 2024, 56% prevendo crescimento acima de 10%.

“A oferta de itens personalizados sustentáveis é uma estratégia para atuar no engajamento dos funcionários e no fortalecimento da cultura ESG dentro das empresas. Ao adotarem brindes ecológicos, por exemplo, as empresas não apenas reforçam seu compromisso com o meio ambiente, mas também inspiram seus colaboradores a adotarem práticas mais conscientes no dia a dia”, afirma o empresário.

Quanto aos fatores internos com maior potencial de impulsionar o crescimento, 43% das respondentes afirmam investir na customização de produtos e serviços, 42% na gestão de marca e reputação, mas apenas 29% no fortalecimento de ações ESG.

“A escolha por brindes sustentáveis e não descartáveis vai além de um simples presente corporativo. É uma forma de as empresas consolidarem seu posicionamento de responsabilidade social e ambiental”, avalia Badanai.

O empresário ressalta ainda que ao integrar esses itens ao cotidiano dos colaboradores, “as empresas não apenas fortalecem a cultura ESG, mas também incentivam uma mudança de mentalidade que pode beneficiar a sociedade como um todo”.

Para saber mais, basta acessar: https://zenbrindes.com.br/

Sair da versão mobile