Início Notícias Corporativas Festa de São João movimenta economia no Nordeste

Festa de São João movimenta economia no Nordeste

Festa de São João movimenta economia no Nordeste
Festa de São João movimenta economia no Nordeste

Comidas típicas, música, dança e muita tradição: a Festa de São João, um dos maiores eventos culturais do país, tem um papel cada vez mais relevante na economia do Nordeste. Em junho, o ritmo do forró também embala a economia regional, movimentando setores como comércio, turismo, transporte e alimentação. Com o aumento no fluxo de turistas, empresas locais se organizam para atender à demanda e aproveitar o período para impulsionar o faturamento.

Em Campina Grande (PB), por exemplo, o restaurante Yeshua se prepara com reforço na estrutura, no cardápio e no atendimento. “Organizamos todo nosso restaurante e preparamos mais refeições que o convencional. Também trazemos variedades de carnes para que os clientes possam degustar o melhor que o nosso restaurante pode oferecer”, conta Kalynne Ashley Holmes, gerente administrativa do local.

O estabelecimento também investe em uma ambientação temática e figurino especial para a equipe. “Fazemos uma ornamentação mais elaborada e procuramos mudar o fardamento de todos os funcionários”, afirma Kalynne. Durante o São João, as carnes ganham destaque no cardápio: “Temos uma mesa apenas com carnes diferentes, como lasanha, carne de panela etc”.

Movimento cresce e exige reforços

Com o aumento da clientela — principalmente turistas de outras regiões do país — o restaurante precisou reforçar a equipe. “Principalmente esse ano, contratamos cerca de três pessoas a mais”, revela. Os picos de movimento, no entanto, exigem jogo de cintura para lidar com desafios operacionais e técnicos. “Creio que lidar com alguns funcionários por certas situações e alguns problemas técnicos na hora do rush (movimento) são os maiores desafios”, explica a gerente.

Além das melhorias internas, Kalynne afirma que o Yeshua conta com parcerias que ajudam a atrair e fidelizar clientes. O restaurante faz parte da rede de estabelecimentos parceiros do Cartão de TODOS, um cartão de descontos que, entre os benefícios, oferece cashback em compras feitas em lojas parceiras em todo o Brasil. Para Bruno Castro Metzker, Diretor Regional do Cartão de TODOS no Nordeste, iniciativas como essa ajudam a movimentar a economia local e a estimular o consumo consciente.

“Nosso programa de cashback é uma forma de incentivar o consumo consciente, devolver parte do valor ao cliente e, ao mesmo tempo, movimentar os pequenos e médios negócios da economia local”, afirma. “Durante o São João, esse tipo de benefício é ainda mais relevante, já que o volume de compras cresce e as famílias buscam formas de economizar sem abrir mão do lazer e da gastronomia”, ressalta Metzker.

Cultura e economia lado a lado

Além de movimentar a economia, o São João é uma oportunidade para valorizar a identidade cultural do Nordeste. “Acho muito importante a valorização que nos dão. O Nordeste sofre muito preconceito em outras regiões e as festas ajudam os outros estados a conhecerem melhor nossa cultura e nossas comidas típicas”, diz Kalynne.

Aberto no ano passado, o restaurante teve no São João de 2024 uma importante lição para o futuro. “O São João do ano passado nos ensinou a sermos muito bem preparados, com funcionários e com a comida”, conta a gerente. Agora, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance. “Esperamos muitos clientes novos e satisfeitos para voltar com fome ano que vem”.

Sair da versão mobile