Início Notícias Corporativas Primeiro banco de vozes sintéticas diversas ganha nova voz

Primeiro banco de vozes sintéticas diversas ganha nova voz

Primeiro banco de vozes sintéticas diversas ganha nova voz
Primeiro banco de vozes sintéticas diversas ganha nova voz

A LLYC anuncia o lançamento da Vega, quinta voz sintética diversa criada a partir do seu projeto “Free The Voices”.  Este novo avanço foi alcançado graças às vozes doadas pela comunidade LGBTQIAPN+ por meio da landing page oficial do projeto, que contou com contribuições em quatro idiomas: inglês, espanhol, português de Portugal e português do Brasil.

O “Free The Voices” é o primeiro banco de vozes sintéticas diversas que combate os vieses contra as vozes do coletivo LGBTIQ+, desenvolvido em parceria com a Monoceros Labs e o seu produto Fonos. O projeto tem o objetivo de derrubar os vieses e a discriminação contra o coletivo LGBTIQ+ por meio da criação de um ambiente digital mais inclusivo e representativo. Este projeto permitiu a coleta de mais de 500 vozes do coletivo em 12 países, garantindo que a diversidade vocal se reflita nas plataformas digitais.

Desde o início, o “Free The Voices” procurou aumentar a visibilidade das vozes diversas e sensibilizar a sociedade sobre os preconceitos associados à voz. O lançamento desta quinta voz sintetizada é um marco no compromisso de promover a inclusão e a equidade.

David González Natal, Sócio da LLYC e líder do projeto,afirmou: “A criação desta quinta voz é um testemunho do poder da comunidade LGBTQIAPN+ e da tecnologia trabalhando em harmonia. Cada voz doada representa uma história, uma identidade e é fundamental para derrubar os estereótipos e construir um futuro em que todas as vozes sejam valorizadas e respeitadas. Estamos imensamente agradecidos pelo apoio e participação de todos os que contribuíram.”

O processo de criação da quinta voz envolveu a coleta de gravações por meio do freethevoices.llyc.global, uma plataforma em que pessoas do coletivo LGBTIQ+ e aliados leram um manifesto desenvolvido para captar uma ampla gama de características vocais. Este processo garantiu também que as vozes doadas fossem tratadas com o máximo respeito e privacidade, sem a coleta de dados pessoais adicionais.

A Vega já está disponível no Fonos com a Libertas, Castor, Fulu e Hatysa, as quatro vozes anteriores criadas no projeto. Essas vozes estão prontas para qualquer pessoa utilizar livremente em projetos audiovisuais e criativos, desde vídeos e podcasts de videogames até anúncios publicitários, contribuindo para criar um ambiente digital mais inclusivo e representativo.

Sair da versão mobile