Início Notícias Corporativas Natura testa eficácia de Plano de Abandono com simulado de emergência ambiental

Natura testa eficácia de Plano de Abandono com simulado de emergência ambiental

No dia 05 de dezembro, a Natura realizou um simulado de emergência ambiental em sua fábrica em Cajamar (SP). O exercício simulou um vazamento de amônia, produto químico perigoso, e testou a eficácia do Plano de Abandono da Natura, bem como a capacidade de resposta em cenários emergenciais.
O simulado envolveu a participação de diversos atores, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Unidade de Saúde local, a brigada de emergência da Natura, o Plano de Auxílio Mútuo de Cajamar (PAM) e a Cetrel, empresa responsável pelo atendimento a emergências ambientais da Natura. A ação conjunta permitiu a evacuação completa e segura de funcionários e terceiros, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos.
“Uma emergência ambiental envolve a ação coordenada de dezenas, ou até mesmo centenas de pessoas. Os exercícios simulados são fundamentais para testar as ações e recursos, aumentando as chances de sucesso em situações reais”, afirma Saul Bettini, gerente técnico da Cetrel que, além de ser a empresa responsável por atendimento a emergências ambientais da Natura, também realiza o gerenciamento de resíduos de diversas unidades da companhia. “Somente este ano, a Cetrel atendeu a mais de 200 emergências ambientais envolvendo derramamento de produtos perigosos, resíduos e óleo. A efetividade das operações só é possível por conta do intensivo treinamento prévio das nossas equipes de resposta”, destaca.
“O simulado nos permitiu avaliar a efetividade dos procedimentos e a integração com as partes envolvidas, reforçando o compromisso da Natura com a segurança das pessoas e a proteção ao meio ambiente”, conclui Marcelo Oliveira, responsável pelo sistema de resposta à emergência da Natura.

Sair da versão mobile